23/05/24

Os Módulos de Combate de Mythras

A série "Combat Module for Mythras", publicada pela The Design Mechanism, é uma coleção de módulos específicos projetados para ajudar novos jogadores a entender e se familiarizar com os aspectos do combate no sistema de RPG Mythras. Conhecido por seu sistema detalhado e realista de combate, derivado do sistema D100, que é uma evolução do antigo sistema RuneQuest.

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Características da Série "Combat Module for Mythras"

Introdução Gradual: Os módulos são estruturados para introduzir os conceitos de combate de maneira gradual, permitindo que novos jogadores e mestres aprendam e compreendam as mecânicas sem se sentirem sobrecarregados.

Explicações Detalhadas: Cada módulo oferece explicações detalhadas sobre as regras de combate, incluindo como realizar ataques, defesas, uso de habilidades de combate, e gerenciamento de recursos como pontos de ação.

Exemplos Práticos: Para facilitar a compreensão, os módulos incluem exemplos práticos e cenários de combate que demonstram como as regras são aplicadas em situações de jogo reais.

Dicas e Estratégias: Além das regras básicas, os módulos fornecem dicas e estratégias para otimizar o desempenho no combate, tanto para jogadores quanto para mestres.

Ilustrações e Diagramas: O uso de ilustrações e diagramas ajuda a visualizar as situações de combate, tornando mais fácil para os jogadores entenderem as posições, movimentos, e ações durante uma batalha.

Variedade de Cenários: Os módulos apresentam uma variedade de cenários de combate, desde duelos individuais até confrontos em grupo, permitindo que os jogadores experimentem diferentes tipos de desafios e situações.

Aplicação das Regras de Mythras: Os módulos são especificamente projetados para aplicar as regras de Mythras, mostrando como as mecânicas de combate se integram ao sistema geral do jogo, incluindo o uso de habilidades, magias, e outros aspectos importantes do jogo.

Benefícios para Novos Jogadores

Facilidade de Aprendizado: Ao dividir o combate em módulos específicos, novos jogadores podem aprender no seu próprio ritmo, focando em um aspecto de cada vez.

Melhor Compreensão: Os exemplos práticos e cenários ajudam a solidificar a compreensão das regras e como elas são aplicadas no jogo real.

Confiança no Jogo: À medida que os jogadores se familiarizam com as mecânicas de combate, eles ganham confiança para participar de sessões de jogo mais complexas e desafiadoras.

OS MÓDULOS

Os Módulos de Combate de Mythras fornecem um encontro autossuficiente projetado para destacar e explorar diferentes partes do sistema de combate de Mythras. O módulo sugere como novas táticas e certos Efeitos Especiais podem ser usados juntos para alcançar um resultado específico. Os módulos visam encorajar o uso criativo das regras de combate que se traduzirá em jogo padrão.

Breaking the Habit! 

Jogadores de Mythras, especialmente aqueles novos no jogo, podem se tornar excessivamente dependentes do Efeito Especial Escolher Localização (Cabeça). Embora isso seja muito realista (e conselhos sobre como lidar com a situação sejam dados na página 96 do Livro de Regras Básico de Mythras), este encontro serve para expandir as orientações fornecidas lá e ajudar tanto Mestres do Jogo quanto jogadores a entender que outras opções estão disponíveis e, muitas vezes, são preferíveis a um golpe direcionado ao crânio. Geralmente, há três razões pelas quais os jogadores começam a recorrer automaticamente ao Escolher Localização (Cabeça):

É eficaz: Como mencionado no livro básico, acertar a cabeça é tanto eficaz quanto realista, se o oponente não estiver usando um capacete.

⤔ Sobrecarga de informações: A lista completa de Efeitos Especiais disponíveis pode prejudicar uma escolha informada e, quando alguém está sobrecarregado de informações, simplesmente chamar um tiro na cabeça é uma opção facilmente compreensível. Em vez disso, o Mestre do Jogo pode optar por perguntar ao jogador o que ele deseja alcançar (por exemplo, derrotar o inimigo, ajudar um amigo ou escapar) e, a partir disso, oferecer algumas alternativas de Efeitos Especiais relevantes.

⤔ Objetivo errado: Em muitos outros sistemas de jogo, um oponente só é derrotado quando atinge 0 Pontos de Vida. Em Mythras, um oponente pode ser derrotado quando está desarmado e caído, ou quando está sangrando e aceita primeiros socorros em troca de rendição, ou simplesmente quando foge do campo de batalha. Selecionar o Efeito Especial correto no momento certo pode terminar um encontro muito mais rapidamente do que reduzir os Pontos de Vida de um oponente até que ele seja incapaz de lutar.

Take Conver! 

Jogadores vindos de outros jogos de RPG podem estar acostumados a combates à distância funcionando como um equivalente direto ao combate corpo a corpo, com personagens ao estilo Legolas disparando à queima-roupa, muitas vezes com múltiplas flechas por disparo e cada flecha debilitando o alvo. Embora seja um tropo divertido, Mythras modela armas de longo alcance de maneira diferente e jogadores que gostam de armas de longo alcance mais cinematográficas podem achar isso um pouco cansativo. Alguns podem olhar para os tempos de recarga das armas de longo alcance em comparação com seu potencial de dano e decidir levar seus personagens para o combate corpo a corpo, onde mais Pontos de Ação podem ser usados contra o inimigo.

Este encontro serve para mostrar como as armas de longo alcance se comportam e como podem ser usadas de maneira mais eficaz em Mythras. Especificamente, este encontro serve para ilustrar os seguintes pontos:

⤔ Que o maior uso das armas de longo alcance é sua capacidade de causar Efeitos Especiais à distância, e não apenas dano.

 Que ter armas de longo alcance disponíveis permite opções táticas que de outra forma não seriam possíveis: lembre-se, você não precisa gastar Pontos de Ação aparando.

⤔ Certos Efeitos Especiais considerados como domínio de armas de combate corpo a corpo também podem ser usados de forma criativa por armas de longo alcance.

⤔ Que nem todas as armas de longo alcance são iguais: armas arremessadas e disparadas funcionam bem em diferentes circunstâncias.

⤔ Que o trabalho em equipe é vital – tanto para os heróis do encontro quanto para os homens-lagarto adversários.

Brace Yourself!

Aventuras em que aventureiros enfrentam monstros são um elemento clássico dos jogos de RPG de fantasia. Mythras não é exceção a isso, embora os monstros tendam a ser mais mortais e precisem ser enfrentados de maneira diferente do que em muitos outros sistemas de jogo. Os jogadores podem estar acostumados a personagens de alto nível enfrentando dragões e derrotando-os em combate corpo a corpo direto, ou lançando poderosos feitiços para reduzi-los a cinzas. Em contraste, em mitos e folclore, os heróis geralmente derrotam monstros através de uma combinação de astúcia, sagacidade e heroísmo, como usar escudos espelhados para refletir olhares mortais, incitá-los a entrar em um prédio em colapso, ou manobrá-los para cair de uma borda alta.

Enfrentar monstros em Mythras vem com algumas advertências tanto para o Mestre do Jogo quanto para os jogadores:

⤔ Os monstros são perigosos. Com pontuações médias de dano facilmente na casa dos 10 pontos, mesmo personagens em armadura de placas articuladas podem se machucar facilmente se o monstro acertar um golpe. E quase certamente letal se o golpe for um Sucesso Crítico (Maximizar Dano + Ignorar Armadura).

⤔ Os monstros geralmente estão sozinhos ou em pequeno número, o que significa que a economia de Pontos de Ação de Mythras começa a cobrar seu preço. Se o monstro não for jogado com suas forças, um encontro de combate pode rapidamente terminar quando um grupo de personagens sobrecarregar a criatura após ela gastar todos os seus Pontos de Ação. Isso é especialmente verdadeiro para monstros sem muita armadura natural. Criaturas fortemente armadas podem reservar seus Pontos de Ação ignorando ataques bem-sucedidos, reservando sua ação para contra-ataques uma vez que seu Turno no Ciclo chegue novamente.

⤔ Combinado, isso significa que encontros monstruosos correm o risco de serem tanto muito perigosos quanto muito fáceis ao mesmo tempo, dependendo de fatores que são difíceis de determinar antes do combate começar.

"Brace Yourself!" serve como uma introdução para Mestres do Jogo sobre como conduzir monstros de maneira eficaz e criativa, assim como ensinar jogadores a lidar com monstros sem perder seus personagens para um modificador de dano de +d12.

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