O arquivo possui 43 páginas e apresenta um resumo das regras do sistema, suportando ambientações históricas, de fantasia medieval, modernas, futuristas e até de super heróis.
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O livro é dividido em sete seções, com os seguintes conteúdos.
1. Introdução
Uma breve apresentação com histórico do sistema Mythras e informando sobre as simplificações que o Imperativo apresenta em relação à versão completa do jogo.
2. Personagens
Nesta seção os leitores aprendem a gerar as características (Força, Constituição, Tamanho, Destreza, Inteligência, Poder e Carisma) e a calcular os atributos (pontos de ação, modificador de dano, modificador de experiência, taxa de cura, bônus de iniciativa, pontos de sorte, pontos de poder/magia e pontos de vida).
Além disso também são apresentadas as Perícias (básicas e profissionais), as Culturas, que dá acesso às perícias. As Paixões, tratadas da mesma forma das perícias, são um aspecto que auxiliam os jogadores a aprofundarem os personagens, introduzindo ganchos baseados nos desejos e preconceitos do personagem e ajudando-o a compreender quem ele é, o que o motiva e assim por diante.
3. Perícias
Nesta seção são detalhadas as perícias, com uma breve descrição das mesmas e todas as formas de testá-las, como rolagens (jogadas) diferenciais, opostas e como lidar com perícias com graduações acima de 100%.
Pontos de Sorte, Tempo de Jogo e o Sistema de Ferimentos estão também nesta seção.
4. Combate
Aqui são tratados os Estilos de Combate, um “conjunto” de múltiplas armas, relacionadas por Cultura, Profissão ou até escolas de combate, o que evita a necessidade de aprender a manejar cada arma separadamente.
Todos os aspectos básicos do combate são tratados nesta seção, como redução de dano, armaduras e alguns efeitos especiais que podem ser obtidos durante o combate e dão um brilho tático sem a utilização de grids de combate.
5. Regras pontuais
As regras pontuais cobrem as regras para Fadiga, Fogo, Queda etc.
6. Poderes
As regras completas de Mythras trazem cinco opções de escolas mágicas, contudo, o Imperativo traz apenas uma opção simplificada, assim como regras de poderes como ampliações de atributos, perfeito para campanhas em um estilo de poder menor.
7. Criaturas
Nesta seção são apresentadas cinco criaturas para o mestre criar os primeiros encontros. Foram contempladas formigas gigantes, homens-lagarto, mantícora, urso e um xenomorfo.
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