10/06/24

Histórico cultural em Mythras: Cultura Nômade

Um dos aspectos fundamentais na construção de personagens em Mythras RPG é a cultura que os personagens fazem parte.

No processo de criação é possível escolher entre as culturas Ancestral, Nômade, Tribal e Urbana.

Neste artigo, mergulharemos na Cultura Nômade, abordando o seu meio de vida, perícias, profissões e construiremos um personagem pertencente a esta cultura.

Sejam bem vindos à nossa caravana.

* * * * * * * * * *

Os povos nômades

Povos nômades estão constantemente em movimento, sem uma casa fixa que possam chamar de sua. 

Eles podem vagar sem rumo ou ter vários acampamentos para onde se deslocam ao longo do ano. Cultivam poucas plantações e, em vez disso, seguem as migrações de animais ou peixes, talvez até pastoreando seus próprios animais domesticados.

Os nômades são hábeis em subsistir com o que podem rapidamente e facilmente coletar de seu entorno, nunca desperdiçando nada. 

As habilidades da cultura nômade devem ser adaptadas ao seu ambiente. Alguns percorrem vastas distâncias a pé, outros vivem em caravanas ou montam criaturas estranhas, e alguns cruzam os oceanos em grandes balsas flutuantes.

* * * * * * * * * *

A voz dos nômades

"No inverno, descemos para o abrigo dos vales onde nosso povo acampa todos os anos há cinquenta gerações. Esperamos até que o solo descongele, vivendo todo esse tempo com as carnes secas e frutas armazenadas no outono, protegendo-nos da neve e do frio. No ano passado, chegamos ao vale para descobrir que havia sido ocupado por lobos selvagens e doentes, e tivemos que expulsá-los e purificar o lugar com fogo. Uma dúzia morreu naquela luta. Uma dúzia de mãos a menos para cuidar do rebanho e forragear.

Na primavera, nos mudamos para o planalto alto, onde a caça é boa. A Grande Caçada ocorre nessa época, quando os fortes saem para caçar antílopes, leopardos e iaques, enquanto o restante move o rebanho para fora do vale. São dias bons, e agradecemos aos espíritos e sacrificamos uma ou duas vacas. Encontramos os outros clãs no Grande Cairn do Céu, trocamos notícias e presentes. Sempre há uma festa e muitas cabeças doloridas, mas concordamos com os negócios do ano e discutimos como estão as trilhas de caça e a qualidade dos pastos. No ano passado, um clã trouxe consigo um monstro que tinham capturado e domesticado. Era uma criatura escamosa com presas e pele como casca de árvore; os xamãs disseram que era antinatural, mas o outro clã o manteve como cão de guarda.

E então, no verão, atravessamos o planalto alto onde pastoreamos nossos animais e colhemos frutas para nos prepararmos para o inverno. Às vezes batalhamos, buscando manter as melhores pastagens ou saqueando assentamentos bárbaros que se escondem na floresta, mas na maioria das vezes conhecemos a paz. É difícil manter inimigos quando você está sempre em movimento. E também não desperdiçamos. O desperdício é um insulto aos deuses! Comemos ou encontramos um uso para tudo que caçamos. Honramos o que a natureza nos proporciona e não o desperdiçamos. É de entristecer ver o desperdício nas cidades fétidas. Por que seguimos essa vida? Por causa dos animais, por causa das estações! O mundo se move e nós também. Se você fica em um lugar, esgota a terra e ela para de dar. Fique em um lugar e mais cedo ou mais tarde inimigos ou monstros te encontram, e antes que perceba, está lutando todos os dias em vez de vez em quando.

Ao nos movermos, aprendemos a terra e tiramos o melhor dela. Se você se fixa, torna-se como uma planta e não somos plantas. Temos pernas e caminhamos e corremos como os cervos caminham e correm. Somos livres e, sendo livres, devemos nos mover livremente. Nossos caçadores e pastores são fortes porque mantemos nosso sangue em movimento e seguimos o ritmo das estações, nos movendo quando a terra e os espíritos dizem que é hora de nos mover. Nunca pare de se mover. Mesmo quando a morte nos leva, vamos para a Grande Caçada onde tudo é primavera e a caça é boa, e os espíritos cuidam de nós como nós cuidamos deles.

Temos uma boa vida."

* * * * * * * * * *

PERÍCIAS

Perícias Básicas Culturais

Furtividade, Mundo Natural, Percepção, Primeiros Socorros, Tolerância; e duas das seguintes: Atletismo, Canoagem, Condução, Montaria (dependendo do modo primário de viagem) ou Natação.

Estilos de Combate

A seguir são fornecidos alguns exemplos de estilos de combate e armas que englobam o estilo.

Montador de Camelos: lança curta, cimitarra e arco curto;

Arremessador de plumas mortais: dardos de aço, arco curto com flechas envenenadas e bumerangue de lâminas;

Senhor dos Cavalos: espada longa, lança e mangual.

Caçador de Baleias: arpão, adaga e lança.

Guerreiro de Rodas: machado de arremesso, espada curta e besta.

Corredor de Lobos: adaga, arco curto e lança.

Perícias Profissionais

Ofício (qualquer), Cultura (qualquer), Idioma (qualquer), Saber (qualquer), Música, Navegação, Sobrevivência e Rastrear.

Paixões

  • Lealdade ao Chefe/Khan;
  • Amor (amigo, irmão/irmã ou amante);
  • Ódio (criatura, rival ou tribo).

* * * * * * * * * *

Profissões

As seguintes profissões estão disponíveis para povos nômades:

  • Artesão (crafter)
  • Batedor (scout)
  • Caçador (hunter)
  • Curandeiro / Médico (physician)
  • Domador (beast handler)
  • Guerreiro (warrior)
  • Ladrão (thief)
  • Marinheiro (sailor)
  • Mercador (merchant)
  • Oficial (official)
  • Pastor (herder)
  • Pescador (fisher)
  • Sábio / Erudito (scholar)
  • Sacerdote (priest)
  • Xamã (shaman)
Embora a tradução das profissões vá ser a mesma para todos os povos, nesta série de artigos estou usando uma tradução mais provável para o povo e a tradução mais geral, como Curandeiro/Médico e Sábio/Erudito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário