12/05/24

Dados Decanos

Sejam bem vindos e bem vindas ao Dados Decanos, espaço para discussão de jogos de RPG que empregam o Sistema d100 e fomentar a comunidade brasileira.

Muito do que aparecerá neste blog terá como inspirações diretas as discussões do grupo do Discord do Mythras e de fóruns de discussão d100 Family do Basic Roleplaying System.

Continuem lendo para conhecer um pouco mais sobre o início desta jornada.

No ano de 2013 eu jogava uma campanha de D&D 4E, testava o D&D Next − que depois passou a se chamar D&D 5E − e lia freneticamente tudo sobre o RuneQuest 6E, que alguns anos depois passou a se chamar Mythras em função de questões de direitos autorais.

Alguns anos antes, em 2008, criei um blog para registrar as jogatinas de jogos de tabuleiros, fazer o reporte de sessões de RPG e falar sobre este último tema de uma forma geral. Ao longo dos anos o blog mudou de casa, mudou de nomes, ganhou e perdeu colaboradores, até se tornar os Dados Místicos, que após um longo hiato, voltou a ativa recentemente.

Depois disso, inspirado por muitas conversas no grupo Tio do Xérox, um grupo de jogadores veteranos com foco em D&D Old School, resolvi sair do armário e me assumir um inveterado amante do Sistema d100, contudo, preferi não "inundar" o Dados Místicos com essas publicações, razão pela qual, depois de muitas experimentações, criei o Dados Decanos.

Dentre os vários significados da palavra DECANO, temos:

Álguém ou algo que se destaque ou seja eminente em uma atividade ou entre seus iguais. 

− Definições de Oxford Languages

Pela sua própria história, gosto de pensar os sistemas d100 como eminentes na comunidade rpgística, principalmente por títulos como Chamado de Cthulhu e Warhammer Fantasy (este segundo sem traduções aqui no Brasil).

Como também pontuei em artigo recente no Dados Místicos, o sistema d100 também teve um papel fundamental na popularização do RPG no Brasil, com o Sistema Daemon, distribuído nos anos 1990 em bancas de jornal.

O Dungeons & Dragons é certamente o RPG mais popular do mundo, mas não será sobre ele que vou falar aqui neste blog, cujo foco serão os sistemas d100 que venho estudando e jogando eventualmente.

Sejam bem vindos e bem vindas ao Dados Decanos.

2 comentários:

  1. Massa a empreitada! Vou acompanhar!
    O primeiro RPG que pude comprar foi o Arkanun, rendeu grandes campanhas nos primeiros anos da minha vida RPGista.
    Acho que assim como os sistemas que usam 3d6 tenho uma simpatia por jogos que usam o d100 para resolução de situações, até mais do que os sistemas que usam d20, devo dizer!

    ResponderExcluir